Jornada de compra: entenda e melhore seus resultados!

26/5/2023
por
Casas Bahia Marketplace

Jornada de compra é o modelo usado para definir em qual estágio comercial o consumidor está. Ao entender seus hábitos de consumo e monitorar o que ele está buscando na internet, é possível descobrir em qual momento da compra ele se encontra. Com isso, dedique esforços para conduzi-lo, de maneira eficiente, ao fechamento da compra.

Para quem está tentando impulsionar uma marca na internet, o primeiro passo é saber como os seus usuários se comportam no ambiente digital e o que os leva a tomar decisões, como: seguir e acompanhar uma empresa nas redes sociais ou comprar um produto.  

Por esse motivo, compreender a jornada de compra do cliente é essencial para otimizar as estratégias de marketing e vendas do seu negócio. Isso acontece, porque a equipe de marketing pode produzir conteúdos relacionados aos desejos e às necessidades do consumidor.  

Assim sendo, considere questões como as a seguir:  

  1. Quais são as dores do seu potencial consumidor, que o fizeram chegar até você?  
  1. Uma vez que ele descobriu sua empresa, quais são as suas principais necessidades?
  1. O que fez com que o seu potencial cliente não fechasse negócio com a sua empresa?
  1. De que forma, seu potencial cliente, concluiu que a sua empresa resolve ou não resolve o problema dele?  

A jornada de compra é composta por quatro etapas:  

  • Aprendizado e descoberta;  
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração da solução;
  • Decisão de compra.  

Aprendizado e Descoberta  

O aprendizado e a descoberta formam a primeira das etapas da jornada de compra do consumidor. É quando ele vai ter o primeiro contato com a empresa em questão.  

Nesta etapa, o consumidor ainda não tem nenhuma intenção de compra. Ele sabe que tem um problema ou necessidade e está apenas curioso por um determinado assunto.  

O desafio desta etapa é chamar a atenção dele.  

Reconhecimento do problema  

Nesta etapa da jornada, o consumidor já pesquisou um pouco mais sobre o tema que desperta o seu interesse ou curiosidade. Com isso, percebeu que tem um problema ou uma oportunidade de conquistar o que deseja.  

É a partir deste momento que ele começa a pesquisar mais sobre como resolver a questão e quais soluções estão disponíveis.  

Sua marca ou empresa começam a aparecer no radar desse potencial cliente.  

Consideração da solução  

Agora que o consumidor já conheceu algumas opções de possíveis soluções para resolver o que necessita, ele começa a avaliá-las e compará-las.  

Aqui, é hora de mostrar que o seu produto ou serviço é a melhor alternativa para atender às necessidades dele. Como ele pode deixar o problema de lado, é preciso criar senso de urgência para que continue a avançar na jornada de compra.  

Nesta etapa, utilize gatilhos mentais para otimizar a sua estratégia.  

Decisão de compra  

Na última etapa da jornada, o consumidor, enfim, vai decidir o que é melhor para ele e realizar a compra. Durante esta fase, é preciso caprichar na abordagem comercial e na capacidade de persuasão.  

Aqui, o objetivo é mostrar o quanto seu produto ou serviço se diferencia da concorrência e é a escolha certa para ele.  

É importante lembrar que embora a jornada de compra tenha etapas básicas, ela funciona de formas diferentes para cada negócio e varia conforme o perfil do público.  

Assim sendo, é preciso analisar a sua empresa e os seus clientes em potencial, para estabelecer as estratégias que realmente funcionam.  

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