Como escolher o melhor nicho de mercado para vender online?

13/6/2023
por
Casas Bahia Marketplace

Quer ingressar no mercado online, mas ainda não sabe o que vender?  

Neste artigo, vamos falar sobre nichos de mercado e, dentre eles, os que são mais promissores ou apresentam os melhores resultados em vendas na internet.  

Primeiramente, você sabe o que é nicho de mercado?  

Nicho de mercado é o segmento comercial o qual a loja pertence. O nicho define a categoria de produtos ou serviços oferecidos pelo negócio. Dentro desse nicho, lojas podem vender produtos específicos e/ou segmentados, que atendam as necessidades do seu público consumidor. A grande importância dos nichos é que o empreendedor consegue entender seu público e direcionar melhor seus esforços de marketing, aumentando as chances de fidelização.  

Como diferencial, algumas lojas apostam em subnichos, que são divisões existentes dentro de cada nicho. Sua criação serve basicamente para atender os desejos e as necessidades que exigem soluções diferenciadas. Cosméticos veganos, por exemplo, é um tipo de subnicho dentro nicho de beleza. Como os subnichos atendem um público muito específico, é mais fácil estreitar o relacionamento da loja com o consumidor.  

Como escolher o melhor nicho de mercado para vender online?

A escolha do melhor nicho depende de diversos fatores, como: as tendências de consumo, a concorrência do mercado, a viabilidade financeira, entre outros. No entanto, independentemente do nicho que o empreendedor escolher, existem alguns fatores que são indispensáveis para o bom andamento do negócio. Veja a seguir:  

Avaliar o mercado e a concorrência: conhecer o mercado o qual está ingressando e analisar seus concorrentes.  

Montar uma infraestrutura apropriada: pensar em toda a infraestrutura necessária para oferecer seu produto.  

Ter um diferencial inovador: é importante apresentar um diferencial, para se destacar da concorrência.  

Existem alguns nichos que têm mostrado melhor desempenho e podem ser uma boa opção de investimento:

Alimentação saudável e estilo de vida: suplementos alimentares, roupas e acessórios para práticas de esportes, produtos de saúde e fitness, livros, cursos e programas online sobre emagrecimento, exercícios, yoga, meditação, depressão, ansiedade, alimentação saudável, vegana, vegetariana, aparelhos para academia em casa, entre outros;

  • Moda e beleza: cosméticos, roupas, lingerie, maquiagem, produtos de beleza em geral, calçados, bolsas, acessórios e perfumaria;
  • Decoração e móveis: objetos de decoração e móveis em geral;
  • Bebidas: bebidas em geral;
  • Pets: rações e alimentação, farmácia e cosméticos para pets, acessórios, brinquedos e itens para a casa, relacionados à criação de pets;
  • Tecnologia: computadores, smartphones, smartwatchs, carregadores, fones de ouvido, teclados, mouses etc.

Essas são algumas opções de nichos que apresentam bons resultados! Uns mais e outros menos explorados, mas o importante é que o empreendedor estude bastante o mercado, para que se sinta seguro em realizar investimentos no nicho escolhido.  

Sem conhecer a fundo a realidade do mercado em que atua, dificilmente um empreendedor será bem-sucedido, mesmo que o nicho escolhido já seja sucesso comprovado no mercado.  

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