A importância da diversidade nas formas de pagamento.

28/7/2023
por
Casas Bahia Marketplace

Você sabia que a diversidade nas formas de pagamento é, sim, um diferencial para atrair, fidelizar clientes e vender mais?  

Quando falamos em estratégias para vender mais, logo pensamos em marketing, promoções, prazo de entrega e atendimento. Tudo isso é extremamente importante, mas nem sempre o consumidor tem em mãos o dinheiro necessário para realizar a compra ou, então, pode desistir da compra, porque a loja não aceita cartão ou não parcela. Diante de situações assim, a diversificação das formas de pagamento é fundamental.  

Ao diversificar as formas de pagamento na sua loja, o consumidor se sente mais seguro, inclusive, para comprar em mais quantidade, além de ser uma maneira eficiente de atrair novos consumidores. Por isso, não basta ter bons preços, um produto ou serviço excelente e um atendimento de qualidade: é preciso diversificar as formas de pagamento para atrair clientes e aumentar suas vendas.  

No Brasil, o sistema de pagamentos está sempre se adaptando e atendendo as necessidades dos consumidores, buscando meios cada vez mais simples e seguros de realizar as transações.  

É importante considerar que isso pode mudar de um país para outro, principalmente por questões econômicas e sociais. Os talões de cheque, por exemplo, podem não funcionar mais no Brasil como funcionavam antigamente, mas alguns países ainda o utilizam em muitas transações.  

Outro exemplo é o Pix, um meio de pagamento online, rápido, gratuito e que funciona à base de transferência para uma conta, por meio de chave de acesso. No Brasil, se tornou uma das formas de pagamento mais utilizadas pela praticidade oferecida. Outros países ainda não utilizam esse método de pagamento, mas possuem opções semelhantes.  

Conforme o infográfico da OPB, projetado no ano de 2023, os meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros são, respectivamente:  

  • Pix (80%);
  • Dinheiro (70%); 
  • Cartão de crédito (69%);
  • Cartão de débito (65%);
  • Boleto (54%);
  • Carteiras digitais (48%);
  • QR code (41%);
  • Transferência bancária (36%);
  • Cartões de lojas (33%);
  • Cheque (14%).  

Confira algumas dicas para que você possa escolher os melhores meios de pagamentos para o seu negócio:  

Conheça as opções disponíveis no mercado: avalie as taxas cobradas, tempo de processamento, benefícios, vantagens etc.  

Entenda o perfil do seu consumidor: é importante conhecer bem o seu público-alvo.  

Avalie as taxas cobradas: considere as taxas que cada meio de pagamento cobra.  

Analise a segurança: verifique se o meio de pagamento escolhido oferece medidas de segurança, como criptografia e proteção contra fraudes, porque garantir a segurança das transações é fundamental.  

Considere as facilidades de uso: o meio de pagamento escolhido deve ser fácil de usar, tanto para você e seus funcionários, quanto para o seu cliente. Verifique se é fácil integrá-lo ao seu sistema e se o processo de pagamento é simples e intuitivo para os clientes.  

Atendimento pós-venda: saiba se o provedor de pagamento oferece suporte ao cliente, para resolver problemas ou responder a perguntas.  

Disponibilidade: verifique se o meio de pagamento escolhido está disponível nas áreas geográficas dos seus clientes.  

Quanto mais opções de pagamento você puder oferecer, melhor. Assim, fica a critério do seu consumidor, a escolha de como pagar.  

Assim como oferecer diversas formas de pagamento, trabalhar com diferentes condições também pode ser um grande diferencial para o seu negócio.  Diante disso, é importante organizar os relatórios financeiros, a fim de gerenciar seu fluxo de caixa de maneira eficiente.  

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