Precificação correta de produtos: aplique para vender e lucrar mais!

26/4/2023
por
Casas Bahia Marketplace

Precificar corretamente um produto não é muito simples, uma vez que muitos fatores devem ser considerados. O valor do seu produto não pode ser tão alto, a ponto de desestimular a compra, mas deve ser alto o suficiente para gerar lucro. É necessário equilibrar as despesas, estar na média dos preços de mercado, atingir o lucro desejado e ser atrativo para os consumidores.  

Para realizar o cálculo da precificação, é preciso levar em conta todos os custos que mantém seu negócio em pleno funcionamento. É importante ressaltar que a precificação deve ser justa, garantindo um equilíbrio que permita uma margem de lucro satisfatória, sem prejudicar o consumidor.

O que levar em consideração para calcular a precificação?

  1. O valor de compra ou fabricação do produto;
  1. O preço médio da concorrência;
  1. As despesas fixas do seu negócio;
  1. Os custos variáveis (comissões e/ou deduções).

É importante dar atenção a todos os aspectos que envolvem o seu negócio, desde a gestão financeira até o atendimento ao cliente, para garantir que sua operação seja sustentável e rentável a longo prazo.

Além do lucro, quais são as demais vantagens de uma precificação correta?

  • Ajuda a determinar o posicionamento da sua marca no mercado;
  • Mantém o equilíbrio do seu negócio;
  • Influencia na decisão de compra do consumidor; e
  • Gera impacto no seu volume de vendas.

Algumas práticas administrativas são muito utilizadas no mercado e facilitam no processo da precificação correta. Confira:

Margem de Contribuição

Margem de contribuição é o que mostra o quanto do lucro de cada venda contribui para cobrir os custos da empresa e ainda gerar lucro. Saber calcular essa margem é fundamental para identificar se o produto gera os recursos necessários para pagar as despesas e manter dinheiro em caixa.

A margem de contribuição pode ser classificada de duas maneiras:

Unitária: quando a análise é feita única e exclusivamente sobre um produto/serviço;

Total: quando a análise é feita para toda sua produção/capacidade produtiva.

Vamos entender com um exemplo prático:

Para uma empresa que vende uma caneca por R$ 50,00 (Preço de venda), mas que gasta R$ 15,00 para produzi-lo e R$ 10,00 para vendê-lo (Custos e despesas variáveis), tem o seguinte resultado como margem de contribuição:

Preço de venda: R$ 50,00;

Custos e despesas variáveis (R$ 15,00 + R$ 10,00) = R$ 25,00;

Margem de contribuição = 50,00 – 25,00 = R$ 25,00;

Ou seja, cada caneca irá contribuir para os pagamentos fixos da empresa com R$ 25,00.

E para saber quantas canecas serão necessárias vender ao mês para pagar todas as despesas fixas e não ter prejuízo, você deverá pegar a soma dos seus gastos fixos e dividir pela margem de contribuição.

Markup

Markup é um índice que mostra o quanto o preço de um bem está acima do seu custo de produção e distribuição. Por meio do markup, a empresa consegue definir qual será a precificação dos seus produtos e serviços, já que o indicador demonstra a diferença entre o que a empresa gastou para produzi-lo e quanto ela irá faturar quando vendê-lo.

Não existe um valor ideal para o markup, uma vez que cada empresa precisa encontrar qual o valor mais adequado para o mercado em que se encontra, cobrando assim, um preço justo sobre seus produtos e serviços.

O Markup surge após a soma das despesas fixas e variáveis, de produção, e os custos de venda (distribuição, comercialização e divulgação), de um produto ou serviço. Além disso, é acrescentada a margem de lucro que se pretende atingir para encontrar o markup. Logo, para encontrar o preço de venda, multiplica-se o markup pelo custo primário do item.

O método consiste em acrescentar uma margem de lucro ao custo unitário de cada bem a ser vendido.

Fórmula do Markup:

  • Markup = Despesas gerais + Comissões + Tributos + Lucro desejado

Dessa forma, o preço de venda seria calculado da seguinte forma:

  • Preço de venda = Custo primário + Markup

Para entender melhor, acompanhe o exemplo abaixo:

  • Custo de compra do produto = R$ 100;
  • Despesas gerais = 9% do preço de venda;
  • Comissões de venda = 6% do preço de venda
  • Impostos diretos sobre a venda = 25% do preço de venda;
  • Margem de lucro desejada: 22% do preço de venda.

Com isso, a precificação do produto será:

  • Markup: (9% + 6% + 25% + 22%) x 100 = (62%) x 100 = 62,00
  • Preço de venda = 100 + 62,00 = R$ 162,00

A precificação justa e adequada é um dos pilares para gerar mais lucros, mas não pode ser vista isoladamente dos demais aspectos envolvidos na gestão do seu negócio.  

Para vender e lucrar mais, é também necessário que o seu produto seja de qualidade, suas entregas sejam realizadas no prazo e o seu atendimento seja focado na satisfação do seu cliente consumidor.  

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