Você pratica Acessibilidade Digital?

18/4/2023
por
Casas Bahia Marketplace

Hoje em dia, todos falam sobre estar inserido no mundo digital e o quanto esse universo online tem feito parte da nossa rotina. A dependência total da internet está cada vez mais próxima, seja no nosso trabalho, na nossa vida, nos relacionamentos, para aquisição de conhecimento e no dia a dia das empresas.  

Tudo mundo se considera digital e se posiciona como digital, porém você está certo de que a sua comunicação digital está acessível? Para descobrir isso, precisamos voltar alguns passos e entender o que é acessibilidade.  

Acessibilidade pode ser definida como a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização, em igualdade de oportunidades, com segurança e autonomia, do meio físico, do transporte, da informação e da comunicação, inclusive dos sistemas e tecnologias de informação e comunicação, bem como de outros serviços e instalações.” (Fonte: W3C Brasil)  

Isso quer dizer que a acessibilidade digital quebra barreiras e aumenta o alcance da sua comunicação, do seu negócio e proporcionalmente do seu objetivo, sendo ele: vendas, comunicação, branding, atração, capacitação etc. Além de aumentar o seu impacto, no Brasil existem mais de 17,2 milhões de pessoas com deficiência, segundo o UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas).  

Imagina incluir esses possíveis usuários para sua mensagem, campanha ou conteúdo?  

O Google valoriza muito a acessibilidade para que as pessoas com deficiência possam ter a melhor navegação possível. Os algoritmos gostam e beneficiam páginas acessíveis, pois entendem a utilidade e o benefício para essas pessoas.  

Viu quantas vantagens? Agora, só falta você aplicar isso na sua rotina digital.  

Quer saber como aplicar a acessibilidade digital?  

O guia WCAG 2.2 contém dicas primordiais para seguir um caminho mais inclusivo e acessível. Lembrando que isso é atualizado constantemente, buscando melhorias e evoluções na experiência do usuário.  

Para garantir que você, seu negócio ou sua marca estão conversando melhor com as pessoas com deficiência, busque implementar as seguintes dicas:  

• Use legendas nos seus vídeos  

Um recurso simples que beneficia pessoas surdas, com deficiência auditiva, cognitivas, idosos e alguém que deseja ouvir sem áudio por qualquer outro motivo.  

• Contraste  

Escolher as cores certas é uma escolha que faz toda a diferença na leitura de pessoas com baixa visão e pessoas idosas. Então, sempre busque usar cores com tons diferentes, alternando entre claras e escuras. Caso esteja em dúvida, existem alguns testadores de contraste que te ajudam nessas escolhas.  

• Estrutura  

Na hora de montar seu texto, pense na hierarquia, na prioridade dos títulos e adicione os conteúdos como heading tags (marcações de cabeçalho: h1, h2, h3 e assim por diante).  

• Textos com áudios  

Você não precisa montar um vídeo, toda vez que for fazer um conteúdo, mas pode adicionar um player com o texto do blog, por exemplo, para assim atingir mais pessoas com seu conteúdo.  

• Descrições das imagens  

Texto alternativo ou ALT são recursos que descrevem as imagens para pessoas cegas ou com baixa visão. Podem ser usadas em sites, publicações nas redes sociais, e-mail marketing e blogs.  

• Navegação pelo teclado  

Não são todos os usuários que podem usar um mouse ou têm coordenação motora para isso. Então, facilitar o uso da tecla Tab, para rolagem da página ou acesso de links com suas descrições, auxiliam essa navegação.  

E aí, você é acessível digitalmente?  

Esse é um investimento que não vai só te ajudar em SEO, mas vai abranger o impacto da sua mensagem e consequentemente expandir o seu potencial receptor.  

De todos os benefícios, o melhor deles é se posicionar como uma pessoa ou uma marca que apoia e que inclui pessoas, em busca de uma melhor experiência, para todos, no ambiente digital.

Casas Bahia Marketplace

O Grupo Casas Bahia conta com as maiores marcas do varejo brasileiro e pode ajudar você a vender mais e melhor! Basta um único cadastro pra vender na Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br.