Tecnologia & Negócios: a inovação que deu match!

4/8/2023
por
Casas Bahia Marketplace

Inovação e tecnologia se tornaram palavras de ordem no universo dos negócios. Chatbots e supercomputadores ficavam restritos a videogames e histórias futuristas, mas hoje são recursos que fazem parte da rotina das empresas.  

A tecnologia se tornou essencial para os negócios, sendo vista atualmente como uma necessidade para o desenvolvimento empresarial, já que por meio de elementos tecnológicos é possível reduzir custos, otimizar processos internos e aumentar a produtividade. Ela inova a cada dia e torna tudo mais ágil, prático e instantâneo. Essa nova realidade tem modificado a forma com que as empresas precisam lidar com esse novo mundo, para acompanhar os avanços e terem mais chances de crescer e ganhar visibilidade.  

O uso correto da tecnologia pode ser considerado como o melhor planejamento estratégico para o crescimento empresarial dos micro e pequenos negócios, já que essa atualização e abertura ao uso de ferramentas modernas, fornece maior chance de destaque no mercado que, hoje, está extremamente competitivo.  

Além disso, o uso adequado dos recursos tecnológicos, permite o maior contato e interação com os clientes, aproximando-os da empresa e criando uma relação de fidelidade.  

Quais são os principais benefícios da tecnologia para as empresas?  

São muitos os benefícios ligados ao uso de boas tecnologias. A seguir, vamos listar alguns:  

Redução de custos: um bom sistema de gestão financeira permite a identificação de gastos em excessos, como também na visualização de desperdícios. A automatização de tarefas é uma consequência da implantação da tecnologia e que ajuda na economia da empresa.  

Aumento da produtividade: a tecnologia traz grandes ganhos neste aspecto, reduzindo ou até eliminando a necessidade de controles manuais. Além disso, ela também pode padronizar processos, garantindo que o desvio padrão dos fluxos de trabalho seja reduzido.  

Automação de processos: além de tornar o trabalho mais rápido e eficiente, libera os colaboradores para tarefas mais estratégicas e que exigem raciocínio, permitindo um melhor aproveitamento do capital humano.  

Cumprimento da legislação: um bom sistema de gestão, deve ser capaz de atuar conforme as mudanças da legislação fiscal brasileira e garantir a segurança dos dados dos consumidores e de outros stakeholders da marca.  

Aumento da qualidade: um bom software é capaz de organizar e gerenciar as informações, dando um quadro completo do histórico do consumidor e permitindo um atendimento mais personalizado e satisfatório.  

Melhoria na comunicação: uma boa tecnologia serve como um poderoso canal de comunicação, que gera fluidez ao que é dito e leva a mensagem do emissor até o receptor.  

Crescimento e acompanhamento das vendas: a tecnologia apresenta-se como uma grande aliada, oferecendo soluções de ponta a ponta. Existem softwares que analisam dados de vendas, para identificar gaps e sugerir melhorias específicas.  

Promoção de mobilidade: a tecnologia oferece uma grande variedade de soluções. Muitos softwares utilizam o chamado cloud computing, permitindo acessar seus dados de qualquer lugar, por meio da nuvem. Os apps também são bons exemplos de mobilidade.  

Quais são os principais exemplos de tecnologia nas empresas?  

  1. Sistemas de criptografia: uma espécie de código conversor de textos. Um determinado arquivo ou programa tem seu código fonte transformado com base em um padrão. Muitos provedores de serviços tecnológicos, especialmente armazenamento em nuvem, oferecem sua própria criptografia para garantir a segurança de seus clientes.
  2. Mídias sociais: apesar de já serem uma das tecnologias mais usadas por muitas pessoas, as redes sociais só passaram a ser uma ferramenta fundamental, nas empresas, há pouco tempo. Não estamos falando aqui, apenas dss redes sociais mais conhecidas, mas também do conceito de mídia social.
  3. Bots: também chamados de “robôs”, são sistemas que simulam ações humanas, com base em padrões pré-programados. Sua principal utilização é como assistentes de atendimento por texto, mas eles também podem ajudar em simulações de comportamento do público.
  4. Cloud computing: entre as tecnologias mais usadas dentro de empresas, o armazenamento de informações na nuvem é, provavelmente, a de maior destaque. O cloud computing vai um pouco além dessa funcionalidade. Ele inclui acessos remotos aos sistemas da empresa, utilização de recursos terceirizados sob demanda, pagando apenas pelo que for consumido.
  5. Realidade aumentada: A realidade aumentada é uma forma de “trazer” coisas virtuais para o ambiente real. É uma prática ainda em nível semi-experimental. Ela está em crescimento e pode ser que esteja entre as tecnologias mais usadas do mundo, em pouco tempo.
  6. Machine learning: dar a uma máquina, a capacidade de se adaptar a determinadas situações. Isso permite que ela siga padrões e possa comparar dados ao longo do tempo, podendo tomar certas decisões, com base nas tendências do momento.
  7. Big Data: um dos conceitos mais recorrentes dentro das empresas e também um dos mais úteis. Acumular informações de múltiplas fontes e ser capaz de analisá-las em conjunto, é fundamental para tomar boas decisões empresariais.
  8. Acesso Móveis: considerando que a maioria das informações, hoje em dia, podem ser integradas por meio de cloud computing, muitas empresas já estão aplicando esses recursos à navegação móbile.

É importante deixar claro que a tecnologia não substituirá ninguém. Ela está entrando nas empresas para dar suporte aos profissionais e não para substituí-los.  

A principal tarefa da tecnologia é automatizar processos, para que os colaboradores atuem de forma cada vez mais estratégica. Além disso, para trazer controle, economia, governança e escala à produtividade dos profissionais.  

Você conhece o Q&A - Via Marketplace?  

O Q&A Marketplace, é a ferramenta de “Perguntas e Respostas” da Via, disponível em seus sites (Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br).  

Ao contrário de uma venda na loja física, a interação e o diálogo entre compradores e vendedores é muito limitado no e-commerce. Por essa razão, o espaço disponibilizado, na Via, representa uma grande vantagem. É por meio dele, que o cliente poderá tirar dúvidas, obter mais detalhes sobre o produto e ter certeza sobre a compra.  

Nas páginas de produtos dos lojistas elegíveis, é exibido um campo para que o cliente possa fazer uma pergunta ou esclarecer uma dúvida sobre o produto em questão. Esse campo ainda permite que o consumidor pesquise por respostas que já foram dadas para outros clientes. Nossos lojistas visualizam e respondem as perguntas realizadas pelos clientes, por meio da plataforma GoBots.  

É a inovação tecnológica, aproximando lojistas e consumidores, por meio do Via Marketplace!

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