Quanto custa vender em marketplaces?

2/5/2023
por
Casas Bahia Marketplace

Já mencionamos aqui no nosso Blog, que o comércio eletrônico vem crescendo e ganhando força há algum tempo. Antes, vender online era uma alternativa. Hoje, se tornou imprescindível para quem deseja crescer e expandir o seu negócio. Indo ao encontro dessa afirmativa, os marketplaces tornaram-se estratégicos para quem quer ou precisa vender mais!  

Uma das grandes vantagens, ao utilizar as vitrines dos marketplaces, é a visibilidade que a loja passa a ter, uma vez que essas plataformas acumulam milhões de visitas diariamente. Essas visitas auxiliam no tráfego e atingem um público cada vez maior.  

Vale ressaltar que os consumidores, cada vez mais, desejam sentir-se seguros, ao realizarem suas compras online. Os marketplaces também se destacam, por possuírem vitrines que trazem a segurança e a credibilidade de grandes marcas!

Já pudemos constatar que são muitos os benefícios! Mas quanto custa vender em marketplaces?  

Pode até parecer mentira, mas não custa nada anunciar produtos nas plataformas dos marketplaces. É cobrada uma taxa de comissão, apenas quando as vendas são realizadas. Isso quer dizer que o produto anunciado, para milhares de consumidores, não gera cobrança para o lojista. O custo virá apenas quando a compra for, de fato, realizada. A taxa de comissão varia entre os marketplaces e pode sofrer alterações regularmente.  

Por que a taxa de comissão varia entre os marketplaces?  

A taxa de comissão varia entre os marketplaces, porque ela não é composta somente pelo custo da venda. Existem outros gastos inclusos, como:  

  • Marketing;
  • Gateway (taxa administrativa da operação);
  • Sistema de segurança;
  • Antecipação AVP (venda a prazo e recebimento do dinheiro);
  • Suporte ao lojista e atendimento ao cliente;
  • Chargeback (valor não reconhecido pela operadora);
  • Custo fixo (aluguel, TI, investimento, mão de obra).  

Esses são justificáveis, pois os marketplaces custeiam grande parte da operação, principalmente relacionados à publicidade, segurança e programação. As taxas de comissão são responsáveis pela manutenção da plataforma de vendas e melhorias, tanto para o lojista, quanto para o consumidor.  

A taxa de comissão pode variar entre 10% e 20%. Com base nesse percentual, é importante que o lojista as coloque na precificação do seu produto, estudando a melhor maneira de repassá-las para o consumidor.  

Pensando em tudo isso, faz muito sentido que os marketplaces cobrem a taxa, pois proporcionam muitas facilidades para quem anuncia seus produtos em suas vitrines.  

Mesmo cobrando comissão, é um bom negócio vender em marketplaces?  

Os marketplaces são responsáveis por disponibilizar um grande tráfego de visitantes e uma estrutura pronta para o lojista anunciar seus produtos. O marketing, por exemplo, costuma ser um aspecto que gera mais dificuldades para o empreendedor, além demandar um bom investimento financeiro.  

De acordo com o nicho de cada negócio, é importante que o lojista esteja atento à vitrine que seja mais adequada ao perfil da sua loja.  

Fazendo um paralelo entre os serviços oferecidos e o quanto o empreendedor teria que investir para contratá-los por conta própria, sim, é um excelente negócio! A relação custo-benefício dos marketplaces compensam muito!  

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