Por que utilizar as plataformas logísticas dos Marketplaces?

18/5/2023
por
Casas Bahia Marketplace

Analisando todo o processo que envolve a venda online de um produto, é certo afirmar que a logística é essencial e determinante para a satisfação do consumidor.  

Sabemos que logística é um ramo da gestão, voltado para o planejamento da armazenagem, circulação e distribuição de produtos. Um dos objetivos mais importantes da logística é criar mecanismos para entregar os produtos, ao seu destino, num tempo mais curto possível, reduzindo os custos. Para isso, especialistas estudam rotas de circulação, meios de transportes, locais de armazenagem (depósitos) entre outros fatores.  

Como está a gestão logística da sua loja?  

Todos os processos de preparo do produto, até a chegada na casa do consumidor, são fundamentais. É importante se atentar ao tamanho e ao peso do produto, aos critérios de armazenamento, embalagem e informações de rastreio. Todas essas etapas, feitas com eficiência, fazem com que os seus consumidores fiquem satisfeitos e tenham confiança em comprar na sua loja.

Você sabe como funcionam as plataformas logísticas dos marketplaces?  

Os grandes marketplaces possuem plataformas logísticas bem completas, que auxiliam e facilitam a rotina do lojista.  

Conheça um pouco dos serviços que grande parte dessas plataformas oferecem:  

  • Entregas seguras e mais eficientes;
  • Coleta dos produtos para envio aos Correios ou lojas físicas do marketplace;
  • Acompanhamento e rastreamento automatizados dos pedidos, com todos os detalhes;
  • Frete mais competitivo para o lojista e para quem compra o produto;
  • Armazenamento dos produtos, separação, faturamento e embalagem dos pedidos, até a entrega ao consumidor, incluindo o pós-vendas (Fulfillment).  

Para o consumidor, normalmente, o processo é bem parecido, independentemente do marketplace o qual ele está comprando:  

  1. Cotação do frete;  
  2. Fechamento do pedido;  
  3. Confirmação do pagamento;  
  4. Separação do pedido no centro de distribuição;
  5. Embalagem e emissão de nota fiscal;
  6. Trânsito para envio (transportadora e código de rastreio);
  7. Entrega final.

Para o lojista, os ganhos são incomparáveis!  

Usando as plataformas logísticas dos marketplaces, além dos serviços que elas oferecem, é possível que o lojista dê um foco maior para as estratégias de marketing, vendas e melhore também a qualidade do atendimento ao consumidor.  

Quer saber mais sobre assuntos que envolvem logística e vendas?  

Leia o nosso artigo “Frete grátis como diferencial para aumentar suas vendas”.

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