Páscoa 2023: como aumentar seus rendimentos, sem vender chocolates!

29/3/2023
por
Casas Bahia Marketplace

Você sabia que os primeiros ovos de chocolate surgiram na França, no século XVIII?  

Confeiteiros franceses decidiram fabricar ovos de chocolate e o costume se consolidou durante o período da Páscoa. A partir de então, a comercialização desses ovos passou a ser uma realidade no mundo todo e a Páscoa tornou-se sinônimo de chocolate.  

Um dos grandes desafios dessa grande data para o comércio de varejo é: como aumentar os rendimentos da minha loja, na Páscoa, sem vender chocolates?  

Um exercício, que também serve para outras datas em que produtos específicos são melhor comercializados, é pensar nos hábitos do consumidor para o evento e tentar “cercá-lo” de tudo o que é necessário.  

Trazendo como foco a Páscoa, vamos pensar juntos!  

Além dos tradicionais chocolates, o que o consumidor também precisa para viver bem essa data?  

Na sexta-feira, que antecede a Páscoa, é muito comum que as famílias se reúnam para um almoço bem tradicional, sem o consumo de carne. Aí, entra um mix de produtos que não podem faltar:  

  • Peixes variados, Bacalhau;
  • Azeites, azeitonas;
  • Legumes em geral;
  • Vinhos;
  • Queijos, ovos de galinha.

Quem comercializa esse tipo de produto, pode aproveitar o gancho do evento para vender mais.  

É natural também que as pessoas queiram comprar uma peça nova de vestuário, para se reunir com a família ou amigos. Aí, um novo mix de produtos entra em ação:  

  • Vestidos, saias;  
  • Calças, bermudas;
  • Camisas, camisetas;  
  • Sapatos, sandálias;  
  • Jaquetas, camisas.  

Uma das alternativas aqui é criar uma campanha temática, para conectar seus produtos à Páscoa. Isso serve para qualquer produto. O essencial é usar a temática do evento para divulgar e promover a venda.  

Além dos chocolates, outros produtos também ficam em alta na Páscoa:  

  • Biscoitos e bolos;
  • Canecas personalizadas;
  • Pelúcias e brinquedos para a criançada;
  • Itens de papelaria e de decoração;
  • Utensílios para fabricação de ovos e barras de chocolate;
  • Livros infantis e de receitas.  

Alguns consumidores ainda preferem presentear seus familiares e amigos com artigos religiosos, perfumes ou flores. Em datas como a Páscoa, muitas vezes o consumidor busca apenas representar o símbolo da festividade por meio de presentes simples.  

Viu só como é possível aumentar os rendimentos da sua loja, na Páscoa, sem vender chocolates?  

Vale ressaltar que é importante ser criativo e se preocupar com a qualidade e os preços dos seus produtos. Capriche no atendimento, na divulgação, invista em embalagens, faça promoções exclusivas e ofereça mimos ou brindes para os seus consumidores.  

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