O desafio da fidelização para quem vende em marketplaces.

25/5/2023
por
Casas Bahia Marketplace

São inúmeras as vantagens de vender produtos por meio dos marketplaces! Dentre elas, podemos destacar:  

  • Alta visibilidade;
  • Vendas em grande escala;
  • Menor custo inicial:
  • Pouco investimento em marketing;
  • Público consumidor diversificado;
  • Fornecimento de logística;
  • Plataformas seguras.  

Mesmo com todos esses benefícios, existe ainda um grande desafio para os lojistas: a fidelização de clientes!  

Sabemos que a maior parte dos clientes, que compram em marketplaces, são fidelizados à marca dessas grandes vitrines e não aos lojistas que vendem por meio delas.

Diante dessa realidade, o que fazer? Como garantir a recorrência de compra, com tanta diversidade de lojas e produtos existentes nos marketplaces?  

Fidelizar clientes nada mais é do que construir uma relação de confiança com o consumidor. O processo de fidelização de clientes consiste em assegurar que, após vivenciar uma experiência de compra positiva, o consumidor coloque a loja na sua lista de preferências e volte a comprar seus produtos sempre que possível.  

Com base nesse conceito, faça o planejamento de ações, como:  

  • Realize o cadastro dos seus clientes: muitas das plataformas de marketplace, fornecem informações essenciais sobre os clientes que estão comprando os produtos da sua loja. Realize o cadastro dessas informações. Conhecer o seu público consumidor é uma das melhores maneiras de agregar valor ao seu negócio;  
  • Crie anúncios atrativos: capriche na descrição do anúncio, com textos claros e com o máximo de informações sobre o produto. Além disso, tire fotografias de alta qualidade, em diversos ângulos, que demonstrem bem o seu produto;  
  • Trabalhe com produtos de qualidade: esse é um grande diferencial, principalmente quando comparamos com a concorrência que trabalha no mesmo nicho que o seu;  
  • Faça campanhas de desconto ou promoções: preço é sempre um fator decisivo no momento da compra e, sem dúvidas, um fator relevante para a recorrência de venda dos seus produtos;  
  • Garanta entregas no prazo: quem compra, sempre espera a chegada do produto que comprou. Se for possível antecipar o envio, seu cliente será surpreendido, positivamente, contribuindo e muito para a fidelização;  
  • Acompanhe a reputação da sua loja: esse é um fator muito importante! A experiência de outros consumidores, seja ela boa ou ruim, pode se tornar o ponto decisivo para a efetivação ou recorrência de compra.  

Fique sempre atento à sua taxa de recompra. Manter a recorrência dos consumidores que compraram seu produto, é essencial para o crescimento do seu negócio. Esteja focado em prestar o melhor serviço possível, tornando-o sustentável e fortalecendo a sua marca.  

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