O crescimento das Redes Sociais como Plataforma de Vendas

24/4/2023
por
Casas Bahia Marketplace

Com mais de 4,2 bilhões de usuários ativos, as redes sociais se tornaram uma plataforma popular para a venda de produtos e serviços. O que era antes mais popular para pequenos empreendedores, hoje é essencial para todos os tamanhos e tipos de negócios. Vale destacar que elas são uma plataforma de vendas, mas não a única. É importante usá-las como parte de uma estratégia de marketing completa como, por exemplo, a criação de um site próprio, ter seus produtos em outras plataformas de vendas online e, claro, marcar presença online de forma integrada, aumentando a credibilidade da sua marca.

Por que devo me atentar a essa tendência?  

Porque existem potenciais clientes do seu negócio que gastam horas diárias passeando pelo feed nas redes sociais e, como não há um momento certo para que os usuários pesquisem por marcas, é eficaz estar presente nesses momentos de descontração do usuário.

Antes da etapa da venda, vale lembrar que os consumidores costumam sondar os produtos e marcas de interesse. Segundo pesquisa realizada pela Opinionbox, 74% dos consumidores usam as redes sociais como canal para pesquisar esses produtos.

Por que os consumidores pesquisam nas redes sociais, antes de comprar?

Para ter acesso a avaliação de outros clientes, para se certificar que é uma marca de confiança e para comparar preços entre diferentes produtos e marcas.

Para saber em qual das redes sociais é mais adequada para seu negócio, você precisa saber em que local o seu público-alvo está presente e como começar em cada uma delas.

Facebook

A criação de uma loja do Facebook permite que, os aproximadamente 2,96 bilhões de usuários ativos mensais, descubram sua empresa e os produtos que a sua loja oferece. Para começar a vender por lá, é preciso criar uma página e vincular uma loja a ela. Feito isso, é só cadastrar os produtos que você deseja vender. A plataforma oferece algumas ferramentas que podem ajudar na gestão da sua operação, como o catálogo de produtos no Facebook business e os anúncios no Facebook.  

Instagram  

É considerada uma das redes mais famosas para vender produtos, por ser uma rede muito visual. Elas funcionam como vitrines, que ocupam toda a tela para oferecer uma experiência mais imersiva.

Com seu recurso de vendas, a rede permite que o usuário faça compras com praticidade e agilidade, sem sair da rede social durante todo o processo.

Para isso, é necessário ter o cadastro no Facebook Business e integrar as duas redes sociais, por meio do gerenciador, disponível no painel do Facebook. Após isso, basta publicar as fotos, acompanhadas de legendas atrativas, usando a linguagem do seu público-alvo.  

TikTok  

Com cerca de 834 milhões de usuários ativos, hoje o TikTok tem sido um canal essencial para vendas, principalmente pelas ferramentas que a rede social oferece.

Para começar, é necessário criar uma conta de negócios na plataforma. Assim, você conseguirá criar anúncios e monitorar o desempenho de suas campanhas. Além disso, é importante criar conteúdos autênticos, criativos e divertidos!  

Além dessas redes sociais, existem outras que podem ser complemento para a estratégia do seu negócio, como: LinkedIn, Youtube, Pinterest, Twitter, entre outras. Nesses casos, as vendas serão concluídas em outros canais.

Agora, eu te pergunto: a sua empresa está presente nas redes sociais? Ela está presente onde seu cliente está?  

Conhecendo as melhores redes sociais para vender seus produtos, use como parte da sua estratégia! Comece fazendo um estudo para saber onde seu público está presente. Vale a pena conhecer e testar cada uma das redes para ver onde seus produtos terão um bom desempenho.  

Com uma boa estratégia, você poderá aumentar a visibilidade do seu produto, atrair mais clientes e aumentar as suas vendas.

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