Natal 2023: presenteie sua loja com muitas vendas!

8/12/2023
por
Casas Bahia Marketplace

O bom velhinho está chegando e, com ele, a data mais aguardada pelo mercado de varejo: o Natal!  

Mesmo em meio à crise econômica e com o orçamento apertado, a maioria dos brasileiros não abre mão de comemorar essa data tão especial, ao lado das pessoas amadas, o que torna esta época uma ótima oportunidade para quem deseja alavancar as vendas do seu negócio.  

De acordo com um estudo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), as vendas de Natal de 2023 devem ter um aumento de cerca de 5%, o que representa o maior salto desde 2013, quando a alta foi de 4,9%.  

Esses dados não andam sozinhos. Além deles, uma pesquisa realizada pela Meta, “Expectativas da Temporada de Compras 2023”, desenvolvida em parceria com a Offerwise, revela que 89% dos consumidores brasileiros, planejavam fazer compras no intervalo entre a Black Friday e o Natal.  

Para realmente aumentar o faturamento nesse período, é importante se planejar com antecedência, como sempre fazemos questão de reforçar nos artigos do nosso Blog. Para isso, confira algumas estratégias que vão te ajudar a executar o seu planejamento.  

O primeiro passo para um bom planejamento das ações de Natal é entender o que deu certo e o que deu errado nas campanhas do ano anterior – e o que mudou no comportamento do consumidor, ao longo dos últimos meses. Esse passo é importante para definir as apostas em “campeões de venda”, determinar quanto será investido em mídia, em cada categoria e produto, e identificar as melhores oportunidades.  

Leve em conta as promoções anteriores. Com muita frequência, o que aconteceu nas promoções anteriores, tem um impacto importante sobre a próxima data comemorativa.  

Existem fatores que fazem com que os clientes desistam de uma compra. Se você quer dar um grande impulso às suas vendas de Natal, entenda quais foram os fatores que fizeram os clientes desistirem de comprar na Black Friday, por exemplo, e resolva esses pontos imediatamente. Isso pode te trazer ganhos imediatos.  

Também existem fatores que mais contribuem para que o cliente tome a decisão de comprar na sua loja e não na concorrência. Esses são pontos são exclusivos a cada negócio e são importantes durante todo o ano. Para vender mais no Natal, você precisa ser excelente nesses pontos, pois eles são os mais importantes para os seus clientes.  

As ações de Natal precisam transmitir claramente o posicionamento da sua marca. Entrar na onda do momento ajuda a vender, mas não adianta muito se a comunicação não combinar com a personalidade do seu negócio. Pense nisso!  

Segundo uma pesquisa realizada pela Cielo, os segmentos com melhores resultados no Natal 2022, foram:  

  • Turismo e Transporte;
  • Cosméticos e Higiene Pessoal;
  • Livraria, Papelarias e similares;
  • Óticas e Joalherias;
  • Drogarias e Farmácias.  

Além desses segmentos, não podemos esquecer das categorias de brinquedos, casa e decoração, vestuário e calçados.  

Para casa e decoração, a dica é apostar nas tradições. Muitas pessoas procuram por enfeites natalinos, itens de mesa posta e árvore de Natal. A luzes do Natal tomam conta nesse período.  

Para os lojistas que trabalham com roupas e calçados, é importante oferecer opções para todos os gostos e ter uma boa grade de tamanhos. As cores vermelho e verde são características da data. Sendo assim, vale a pena investir em peças nesses tons.  

Não podemos esquecer do setor alimentício. Afinal, não é possível falar de Natal, sem lembrar da tradicional ceia!  

Neste Natal, é possível ter um desempenho acima da média, desde que você combine um bom planejamento a uma execução impecável.  

Boas vendas!  

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