Mês do Consumidor: Como surgiu, qual sua importância e como aproveitar

7/3/2023
por
Casas Bahia Marketplace

O Dia do Consumidor é uma data muito importante e especial. Celebrada todos os anos no dia 15 de março, teve sua origem em 1962, época em que era conhecida como "Dia Mundial dos Direitos do Consumidor" nome dado pelo então criador e ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy. A ideia principal era sinalizar a importância dos direitos dos consumidores e também conscientizar as pessoas sobre seus direitos. A partir disso, a ideia se espalhou para outros países.  Aqui no Brasil, o Dia do Consumidor passou a ser promovido em 2014, por um comparador de preços com o objetivo de incentivar as pessoas a fazerem compras online e lojistas oferecerem descontos e promoções especiais para atrair consumidores. Devido ao grande sucesso, o Dia do Consumidor tornou-se o Mês do Consumidor e tem sido uma data muito importante para marketplaces no Brasil. Para os lojistas, é uma oportunidade de aumentar vendas, atrair novos clientes e fidelizá-los através de boas experiências, produtos e serviços de qualidade. Enquanto para os consumidores, é uma oportunidade de aproveitar descontos e promoções especiais.

Além disso, o Mês do Consumidor tem se tornado, cada vez mais, importante nos últimos anos devido ao crescimento dos marketplaces. Com a pandemia, as compras online se tornaram ainda mais populares e esse período se tornou primordial para os lojistas que desejam aumentar suas vendas e para os consumidores que buscam melhores valores.

Com isso, se você é lojista do Via Marketplace e quer aproveitar ao máximo esse mês, confira as dicas que preparamos especialmente para você:

Desconto: Os descontos são um dos principais atrativos para os consumidores nessa data. Por isso, você pode oferecer promoções especiais e bons descontos para incentivar as compras.

Campanhas ADS: Uma forma de promover seus produtos em uma data de grande audiência é investindo em campanhas de marketing para promover seus descontos e promoções especiais um caminho podem ser os anúncios pagos.

Produtos: A variedade de produtos é o ponto crucial para atender às necessidades de seus clientes, por isso é muito importante contar com variedades de itens, e uma lista atualizada e atrativa de produtos conforme as necessidades e tendências de mercado.  

Informações: As informações sobre o produto são essenciais para o melhor entendimento de seu cliente, por conta disso é muito importante caprichar na descrição, nas fotos e fornecer informações claras e precisas sobre os produtos, afinal, isso pode ser um fator decisivo de compra.

Atendimento: Por ser um período de grande procura e muitas vendas, o atendimento torna-se um fator muito importante no pré e no pós- venda. Através dele você conquista e fideliza seus clientes. Portanto, uma boa estratégia é atuar com a gestão de seus clientes no centro de sua empresa. Sempre com foco na experiência do cliente para criar proximidade e tornar o atendimento mais ágil e personalizado. Para isso, atente-se aos chamados e orientações. Vale lembrar, que esse cuidado tem que estar presente todos os dias do ano. Cliente feliz, volta a comprar.

Aproveitar o Mês do Consumidor é uma grande oportunidade de aumentar suas vendas e oferecer uma boa experiência para seus clientes. Adotando essas estratégias, você tem tudo para ter um excelente resultado nessa data.  

E se você não é lojista do Via Marketplace, não perca mais tempo! Clique aqui faça seu cadastro agora mesmo.

Casas Bahia Marketplace

O Grupo Casas Bahia conta com as maiores marcas do varejo brasileiro e pode ajudar você a vender mais e melhor! Basta um único cadastro pra vender na Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br.