Mercado Pet se mantém como tendência no varejo on-line

26/1/2023
por
Casas Bahia Marketplace

Foi-se o tempo, que o animal de estimação era visto como protetor da casa, que dormia no quintal e a única obrigação do tutor era ceder ração e água. Hoje, cada vez mais os animais domésticos, ou melhor dizendo, os pets, são considerados membros da família. Sejam eles dormindo na cama, alimentação variada e personalizada, tendo direito a banhos em pet shop e até creches. Sua única função é fazer companhia, numa troca mútua de amor, atenção e afeto. Ser “pai ou mãe de pet” está, cada vez mais, na boca do brasileiro.

Segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil é considerado o terceiro país com maior número de animais de estimação, totalizando 149 milhões de pets cheios de amor para dar.  

Isso se deve, principalmente, à pandemia do corona vírus. Já que devido ao distanciamento social, os pets se tornaram parte essencial do dia a dia de muitas famílias, às vezes sendo as únicas companhias e interações durante o isolamento.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, em outubro de 2022, 85% dos entrevistados consideram o pet como parte da família, 84% indicaram que se consideram mais felizes por possuírem um pet e 77% que gastam o dinheiro necessário para manter seu pet seguro e saudável. Ou seja, os tutores não medem esforços para oferecer o melhor para seus bichinhos.  

A “tendência pet” está em constante expansão e se consolidando cada vez mais. De acordo com o IPB (Instituto Pet Brasil), o setor é um dos mais promissores do mundo, e sendo o sexto maior em temos de faturamento, registrando alta de 42,5% durante a pandemia e saindo de R$ 35,3 bilhões para R$ 51,7 bilhões em 2021. Em 2022, o crescimento foi de 14%, arrecadando R$ 59 bilhões. E quando se fala em mercado online, os números chamam ainda mais atenção, tendo um salto de 130% durante a pandemia e aumento de R$ 1,44 bilhão para R$3,3 bilhões de 2020 a 2022. Isso devido ao fato do fechamento das lojas físicas, que fizeram inúmeros varejistas buscarem alternativas de vendas e apostarem em e-commerces e marketplaces pela facilidade de venda e exposição de seus produtos.

Investir on-line no segmento pet é promissor e um universo repleto de oportunidades. Em 2023, o setor continuará evoluindo devido às mudanças no comportamento dos consumidores e pela praticidade, facilidade, comodidade e segurança de se comprar pela internet. Com o aumento do número de pets, aumenta, consequentemente, a demanda por produtos do segmento e, é aí que as oportunidades de negócio surgem.  

Abaixo, listamos algumas seções mais procurados para você que deseja investir on-line no setor pet:

  1. Alimentação: apostar em rações úmidas, secas, petiscos, ossos, suplementos alimentares;
  1. Farmácia: medicamentos;
  1. Produtos veterinários e para pet shop: máquinas de tosa, acessórios para banho e tosa, secadores e sopradores;
  1. Higiene e bem-estar: tapetes higiênicos, shampoos, condicionadores, perfumes, hidratantes, eliminadores de odores e produtos para adestramento;
  1. Acessórios e brinquedos: as opções aqui são investir em coleiras, guias, peitorais, camas, colchonetes, casinhas, caixas de transporte, arranhadores, gaiolas, comedouros, bebedouros, brinquedos interativos e inteligentes.

Importante lembrar que, antes de agradar o pet, deve-se agradar o tutor, pois ele é chave para fechamento de uma compra. Cada vez mais, o tutor está em busca de produtos de melhor qualidade, confortáveis, confiáveis e com preços mais atrativos. A possibilidade do varejo online que permita ele comparar todas essas variáveis, a partir dos mais diferentes vendedores, sem sair de casa é o que faz diferença para o sucesso e crescimento do setor.

Casas Bahia Marketplace

O Grupo Casas Bahia conta com as maiores marcas do varejo brasileiro e pode ajudar você a vender mais e melhor! Basta um único cadastro pra vender na Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br.