Marketplace ou loja online: por onde é melhor começar?

11/8/2023
por
Casas Bahia Marketplace

Marketplace e loja online são meios de negócios promissores e rentáveis! Os dois trabalham, praticamente, com os mesmos tipos de estratégias para alcançar um número maior de consumidores e vender mais! No entanto, eles possuem algumas particularidades que é importante compreender mais a fundo, antes de tomar a decisão de por onde começar.  

Na escolha entre marketplace ou loja online, não existe uma resposta certa ou errada, pois cada negócio tem suas próprias necessidades e objetivos.  

Para as empresas que querem ter acesso a um vasto público rapidamente, sem ter que investir em uma plataforma de vendas própria, o marketplace é o caminho a seguir. Ao contrário de uma loja online, com o marketplace, os lojistas se beneficiam do tráfego já existente no site.  

Agora, para as empresas que desejam ter controle total sobre sua plataforma de vendas, uma loja online acaba sendo a melhor opção. Tendo sua própria plataforma, as empresas têm acesso direto aos seus dados e podem desenvolver suas estratégias de venda de forma mais ampla.

Marketplace  

Uma espécie de shopping virtual que reúne lojas de diversos segmentos, vendendo seus produtos, online, em um só lugar.  

Investimento inicial: a economia é uma das principais vantagens do marketplace, pois existe uma empresa que se ocupa de toda a infraestrutura.  

Alcance: neste quesito, o marketplace se torna mais vantajoso, pois possui um tráfego enorme de visitantes.  

Logística: hoje, a maioria dos marketplaces cuidam de todo o processo logístico, desde a efetivação da compra, até a entrega dos produtos ao consumidor.  

Marketing: nos marketplaces, essa etapa é contornada com facilidade, pois a maioria dessas plataformas já contam com o reconhecimento e a confiança dos consumidores.  

Lucratividade: os marketplaces têm custos de venda, como: comissões e taxas. Ainda assim, a lucratividade rende boas margens de lucro já nas primeiras vendas.  

Loja online  

Além de toda venda ser feita de forma virtual, é também uma loja exclusiva, onde uma marca vende seus produtos por meio de um site, plataforma ou aplicativo.  

Investimento inicial: na loja online, o empreendedor é responsável por toda a infraestrutura da loja.  

Alcance: é preciso investir em campanhas e divulgação, para alcançar um número maior de clientes.  

Logística: manter uma loja online envolve custos logísticos, como: gestão de estoque, separação, preparo, encaminhamento das mercadorias, mão de obra, além de custos com espaço para armazenagem.  

Marketing: neste modelo, é preciso realizar todo o trabalho para conquista dos consumidores para com a marca.  

Lucratividade: o desenvolvimento de uma loja online pode levar mais tempo para obter uma margem de lucro positiva.

Embora ainda sejam confundidos, esses dois modelos de negócio possuem similaridades, mas não são iguais e entender a diferença entre eles é fundamental!  

Sobre a pergunta que dá título a este artigo, não existe uma resposta certa: tudo vai depender dos objetivos de quem vai empreender. Vale ressaltar que usar um marketplace não exclui a possibilidade de a empresa ter também uma loja online própria. Os dois modelos de negócio podem ser combinados para somar forças. Muitos empreendedores atuam dessa forma e relatam sucesso em suas vendas!  

Para quem está começando, esse modelo combinado pode ser interessante, pois, no início, a loja online ainda não terá uma autoridade digital sólida e isso só se constrói mesmo com o tempo.  

Ainda não é lojista do Via Marketplace? Que tal vender seus produtos nos sites da Casas Bahia, do Ponto e Extra.com? Cadastre sua loja, clicando aqui. É simples, rápido e fácil! 

Casas Bahia Marketplace

O Grupo Casas Bahia conta com as maiores marcas do varejo brasileiro e pode ajudar você a vender mais e melhor! Basta um único cadastro pra vender na Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br.