Inteligência Artificial: Como utilizar para alavancar suas vendas hoje!  

7/3/2023
por
Casas Bahia Marketplace

Inteligência Artificial: Como utilizar para alavancar suas vendas hoje!

Há poucos anos, quando falávamos em Inteligência Artificial, naturalmente vinha à nossa mente obras de ficção científica muito distantes de nossa realidade, como o clássico “2001 – Uma odisséia no espaço” de Stanley Kubrik, no qual (spoiler alert!) o robô é o grande vilão da história.

Contudo, as inteligências artificiais vêm inundando a nossa realidade cada vez mais. Elas prometem transformar completamente a relação com o trabalho, tornando acessíveis a qualquer um, inclusive você, ferramentas e técnicas complexas que levariam anos de estudo para serem aprendidas.

Dito isso, se você vende produtos em um marketplace, ou é um curioso que por acaso chegou ao nosso blog, neste artigo mostrará como utilizar hoje, de forma prática e com resultados comprovados, a inteligência artificial para alavancar suas vendas de forma gratuita!

3 formas de utilizar inteligência artificial para alavancar as vendas

  1. Utilizar recomendação de produtos

    A inteligência artificial pode analisar dados de comportamento de compra dos clientes e recomendar produtos personalizados, aumentando a chance deles efetuarem uma compra.

    Para recomendação de produtos, algumas ferramentas comuns incluem:

    • Amazon Personalize: Oferece uma versão gratuita com limite de uso mensal.

    • IBM Watson Studio: Oferece uma versão gratuita com limite de uso mensal.

    • Google Cloud Recommendations AI: Oferece uma versão gratuita com limite de uso mensal.

  1. Utilizar chatbots:

    Os chatbots podem ser treinados para responder perguntas frequentes dos clientes. Isso garante um atendimento rápido e eficiente, podendo também ser utilizados para guiar os clientes pelo processo de compra.

    Para chatbots, algumas ferramentas populares incluem:

    • ManyChat: Oferece uma versão gratuita com limitações.

    • MobileMonkey: Oferece uma versão gratuita com limitações.

    • Chatfuel: Oferece uma versão gratuita com limitações.

  1. Análise de sentimento:

    Utilizando técnicas de processamento de linguagem natural, as lojas podem analisar comentários e feedback dos clientes. Isso irá melhorar a experiência de compra e aumentar as chances de fidelizar os clientes, através do entendimento de suas opiniões e necessidades.

    Para análise de sentimento, algumas ferramentas populares incluem:

    • IBM Watson Tone Analyzer: Oferece uma versão gratuita com limite de uso mensal.

    • Google Cloud Natural Language API: Oferece uma versão gratuita com limite de uso mensal.

    • Microsoft Azure Text Analytics: Oferece uma versão gratuita com limite de uso mensal.


E para trazer estas dicas para o nosso blog, não entrevistamos nenhum especialista em comércio online, muito menos algum especialista em inteligência artificial. Nem sequer pesquisamos essas informações em sites de busca.

Nós, simplesmente, perguntamos a uma inteligência artificial, gratuita e que fala todas as línguas do mundo.

Conheça o ChatGPT

Ao invés de falar sobre o ChatGPT, pedimos para que ele se apresente:

O ChatGPT foi bastante modesto em sua descrição. Essa ferramenta está revolucionando a internet como a conhecemos. Confira como ela pode te ajudar, por exemplo, a criar anúncios para a sua loja:

Como criar anúncios (e qualquer outra coisa) com ChatGPT

O ChatGPT pode ser utilizado para criar anúncios como este, campanhas de redes sociais, artigos, roteiros e tudo que sua criatividade imaginar, de forma automática. O segredo é fazer as perguntas certas e direcionar a ferramenta para o que você precisa, poupando horas do seu tempo.

Agora, se você se empolgou com as possibilidades da inteligência artificial para o e-commerce e varejo e ainda não faz parte do Via Marketplace, confira algumas das aplicações que você terá automaticamente nos sites das Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, ao se tornar lojista aqui:

• Recomendação de produtos: Nosso algoritmo analisa dados de comportamento de compra dos clientes e recomenda produtos personalizados, aumentando a chance de efetuarem a compra.

• "Buy boxes”: São caixas de produtos em destaque na página principal de nossos sites, que também são determinadas por um algoritmo que leva em conta fatores como: preço, histórico de vendas, classificação da loja, localização do cliente e do estoque do produto e disponibilidade.

• Atendimento automatizado: Nossa plataforma utiliza a inteligência artificial para automatizar a resposta a perguntas frequentes, aumentando a eficiência do atendimento aos nossos parceiros e, consequentemente, aos clientes.

Para se tornar lojista Via e obter todos esses benefícios e muito mais, faça seu cadastro aqui.

Casas Bahia Marketplace

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