Glossário do Marketplace: 10 termos que você precisa saber

10/2/2023
por
Casas Bahia Marketplace

Para estar inserido em diferentes canais de vendas, além de entender as melhores estratégias, você precisa estar por dentro da linguagem utilizada nos marketplaces. Conhecendo os verbetes, você consegue identificar qual maneira poderá se aprimorar, facilitar a gestão da sua loja e adotar as melhores práticas para que seu negócio, cresça cada vez mais.

O universo dos marketplaces possui um conjunto de termos particulares, com grande influência do marketing digital utilizando palavras e expressões, que em sua grande maioria, são termos em inglês.  

E nada melhor do que uma colinha para servir como guia durante a jornada no universo do on-line. Não é mesmo?  

Pra ajudar, criamos uma lista, em ordem alfabética, que reúne algumas das expressões mais importantes e recorrentes nos marketplaces, e que precisam fazer parte do seu vocabulário.

1- ADS

Ferramenta utilizada para impulsionar seus produtos e garantir mais visitantes dentro da plataforma, permitindo criar campanhas de marketing atrativas para o público-alvo.

 

2- API

Interface de Programação de Aplicativos (Application Programming Interface), ou seja, um mecanismo que permite a conexão entre plataformas, ERP e integradoras para facilitar a operação em Marketplaces.

3- BANDEIRAS

A mesma empresa pode ter os direitos de várias marcas. Exemplo: A Via tem as marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br. Essas marcas chamamos de bandeiras.

4- BUYBOX

É a página principal do produto, onde o consumidor pode adicionar o item ao carrinho. Nessa página, podem existir mais de uma oferta do mesmo produto de lojas diferentes, e estas competem entre si pelo melhor posicionamento, considerando melhor preço e prazo de entrega.

5- Integrador de marketplace (integradora)

Também conhecido como Hub. É uma plataforma que permite você integrar seus produtos em um ou mais Marketplaces, além de facilitar a gestão centralizando as informações.

6- FULFILLMENT

Serviço que realiza todo o processo envolvido na operação e gestão das entregas de uma loja online, desde a hora do pedido até a entrega, com um frete competitivo e melhores prazos para o cliente final, proporcionando uma excelente experiência de compra ao consumidor.

7- SELLER

É cada vendedor (parceiro) que anuncia produtos no Marketplace.

8- SKU

Trata-se de um código que identifica, de forma individual, cada um dos produtos cadastrados pela loja.

9- TABELA DE CONTINGÊNCIA

É uma tabela “reserva”, que é acionada quando o cálculo de frete principal de sua loja apresenta alguma instabilidade

10- TEMPO DE EXPEDIÇÃO

O prazo de expedição corresponde ao tempo necessário para executar todas as etapas antes do envio do pedido, como por exemplo, faturamento, embalagem e emissão de etiquetas. Também conhecido como tempo de CD.

Essa lista não acaba aqui, na Via Academy, nossa escola para lojistas, você pode acessar um glossário completo que é constantemente atualizado com todos os termos que surgem com a evolução dos marketplaces.  

Ah! Sempre que tiver dúvidas, você pode vir aqui dar uma olhadinha.

Casas Bahia Marketplace

O Grupo Casas Bahia conta com as maiores marcas do varejo brasileiro e pode ajudar você a vender mais e melhor! Basta um único cadastro pra vender na Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br.