Gamificação: a inovação que ajuda a fidelizar seus consumidores.

16/6/2023
por
Casas Bahia Marketplace

O que é gamificação?  

É uma estratégia apoiada na aplicação de elementos de jogos, para influenciar e causar mudanças no comportamento de indivíduos e grupos. É uma forma de motivar e promover interação, por meio de estratégias dinâmicas e divertidas.  

Gamificar significa aplicar conceitos de jogos às estratégias das empresas, seja no marketing, nos produtos, nas vendas ou em atividades internas do cotidiano. Na prática, são utilizados elementos de jogos, para estimular as pessoas em qualquer tipo de tarefa.  

O uso da gamificação é bastante efetivo na hora de engajar o público, porque o estímulo lúdico torna a atividade mais interessante para as pessoas. Além disso, no meio de tanta informação, conteúdos diferentes têm a capacidade de chamar a atenção das pessoas. É com esse intuito que a estratégia de gamificação pode ser usada.  

No universo do e-commerce, a gamificação pode ser usada para atrair novos leads, aumentar as vendas e melhorar a satisfação dos consumidores, seja por meio de experiências lúdicas ou joguinhos.  

A gamificação voltada para vendas, precisa seguir os passos abaixo:  

O gatilho: o que vai motivar o consumidor a jogar;

O investimento: o esforço que o consumidor tem que investir no game;

A ação: como o jogo é jogado;

A recompensa: o que se ganha em troca.  

Para que a experiência seja prazerosa, e ao mesmo tempo eficiente, é importante que o prêmio corresponda ao esforço e ao tempo que o consumidor vai investir.  

Nesse aspecto, a gamificação tem como princípio, melhorar a experiência de compra e, com isso, fidelizar os consumidores. Aplicada de maneira correta, pode trazer muitos benefícios:  

  • Engajamento: permite que o usuário se divirta, incentivando o engajamento social;
  • Retenção: incentiva o usuário a comprar e a ganhar outros prêmios;
  • Marketing de influência: pode influenciar o comportamento do usuário, envolvendo o público e reforçando os valores entre a marca e o consumidor;
  • Marketing viral: pode aumentar a participação por meio do boca a boca. Os resultados podem até ser virais, se a dinâmica do jogo for divertida, estimulante e inovadora;
  • Coleta de dados: as plataformas de gamificação podem coletar informações relevantes sobre o público-alvo, incluindo desejos e necessidades.  

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