Estoque de loja online: qual o mais indicado para o seu negócio?

30/6/2023
por
Casas Bahia Marketplace

O principal objetivo do estoque, independentemente do seu nicho de mercado, é garantir que o produto ofertado será entregue ao consumidor! Hoje, um dos principais motivos da insatisfação e do cancelamento de compras online, é o atraso na entrega do produto.  

Pensando nisso, vamos trazer neste artigo, os diferentes modelos de estoque que podem ser implementados em uma loja online, para que você possa avaliar a opção mais indicada para o seu negócio.  

De forma macro, quando falamos em estoque, estamos nos referindo ao gerenciamento de todos os produtos vendidos pela loja. Para controle, é preciso contemplar, além de todas as mercadorias prontas para envio, os insumos para a produção, caso a loja trabalhe com produção própria. Esse controle é essencial para o sucesso da sua operação!  

Quer saber qual é a modalidade de estoque mais indicada para o seu negócio?  

Confira as opções a seguir:  

Estoque tradicional  

É similar ao estoque de uma loja física, a qual os produtos são armazenados para pronta-entrega. Esse modelo é indicado para lojas virtuais com alto fluxo de pedidos e que já conseguem fazer previsões de vendas. Apesar de implicar em custos mais altos, pois é preciso ter um volume de produtos, é o modelo que possibilita maior controle de toda a operação, além de mais velocidade na entrega dos pedidos.  

Estoque compartilhado  

É mais voltado para negócios que têm tanto uma loja online, quanto uma loja física. Nessa modalidade, um mesmo espaço é utilizado para armazenar os produtos dos dois canais de venda, economizando recursos e possibilitando a gestão integrada do seu estoque.  

Essa integração pode ser feita por meio de um ERP, ou seja, um sistema de gestão empresarial que integra diferentes áreas de uma empresa, oferecendo uma visão mais ampla do seu negócio.  

Estoque descentralizado  

É quando a empresa tem vários locais de armazenamento, em diversas regiões.  

A vantagem é que os pedidos são direcionados para o estoque mais próximo do consumidor, agilizando o prazo de entrega e reduzindo o valor do frete. A desvantagem é que manter vários centros de distribuição, implica em custos mais elevados com a armazenagem. Para garantir o controle da operação, também é necessária uma integração eficaz e em tempo real entre todos os estoques.  

Estoque terceirizado

Dropshipping: neste tipo de estoque, todo o processo de preparo e entrega do produto, é de responsabilidade do fornecedor. A loja se encarrega em realizar as vendas e o atendimento ao cliente. É o modelo ideal para empreendedores iniciantes e para quem não quer formar estoque.  

Cross docking: assim como o dropshipping, o cross docking é um modelo de estoque terceirizado, mas a diferença é que o lojista faz a entrega da mercadoria ao consumidor. A medida em que os consumidores realizam suas compras, o lojista solicita ao fornecedor o envio do produto a um centro de distribuição. A loja encaminha o produto com sua própria etiqueta.  

Estoque consignado  

Neste modelo, lojista e fornecedor têm um acordo para o armazenamento dos produtos. O fornecedor cede uma quantidade de mercadorias à loja e, caso a totalidade não seja vendida dentro de um determinado prazo, é possível fazer a devolução, pagando apenas pelo que foi comercializado no período.  

É um modelo de estoque indicado para produtos não-perecíveis ou com alta sazonalidade.  

Concluímos que a definição da modalidade de estoque mais indicada para a sua loja, deve levar em consideração o produto vendido, o capital disponível para investir e o modelo de negócio em funcionamento. Analise todas as vantagens e desvantagens, para encontrar a melhor solução para a sua estratégia.  

Gerenciar o estoque de uma loja online, não é simples, principalmente quando se tem muitos pedidos e se vende em mais de um marketplace, sem nenhum sistema de gestão. Com o crescimento das vendas, a complexidade operacional aumenta e o mais apropriado é realizar o gerenciamento do estoque, adotando um sistema de gerenciamento – ERP – integrado às plataformas de venda.  

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