Dia das Mães: o consumo fomentado pelas emoções!

27/4/2023
por
Casas Bahia Marketplace

Todos os anos, o mercado de varejo se prepara para uma de suas datas mais importantes: o Dia das Mães!  

Celebrado no segundo domingo de maio, o evento movimenta lojas, shoppings e e-commerce, com filhos em busca de presentes para a homenageada, bem como restaurantes, na própria data, com famílias reunidas para almoços festivos! Vale lembrar, que muitos preferem ainda comemorar em casa, com seus familiares, trazendo oportunidades de consumo para outros nichos.  

O Dia das Mães traz consigo um grande motivador para o sucesso das vendas: o apelo emocional! É unânime, por parte do consumidor, querer presentear sua mãe biológica, adotiva ou por consideração, além das avós, que também recebem um carinho todo especial na data. A figura da mãe é, sem dúvida, quem mais representa sentimentos de gratidão e afeto.  

Compreendendo a sensibilidade que a data traz, é estratégico trabalhar o marketing da sua loja em cima disso. Uma boa ideia é apostar no marketing sensorial: aquele que estimula os cinco sentidos do corpo humano, criando uma conexão emocional mais forte com a marca. Encante seu consumidor, oferecendo uma nova experiência, como diferencial competitivo.  

Faça um storytelling (conte uma história), criando uma narrativa envolvente, para transmitir a mensagem desejada de maneira atrativa e eficaz. Nessas horas, a criatividade e o planejamento fazem muita diferença para estimular o consumidor a comprar algo de reconhecimento e valor emocional.  

É muito importante pensar sobre o público que deseja e pode alcançar, pois mesmo que o presente seja destinado às mães, é necessário convencer as pessoas que irão realizar as compras.  

A seguir, algumas dicas que também vão te ajudar a se destacar:  

  • Esteja presente nas Redes Sociais: mescle a divulgação de ofertas e produtos, com conteúdos voltados para o público materno, gerando mais engajamento;
  • Aposte nas categorias que são tendência para a data: moda e acessórios, perfumaria e cosméticos, casa e decoração, eletrodomésticos e telefonia/celulares;
  • Invista em promoções: kits exclusivos, frete grátis, cupons de descontos e preços especiais são excelentes opções;
  • Disponibilize opções de pagamento: diversificar as formas de pagamento é essencial para atrair os clientes e ajuda a diminuir as chances de objeção;
  • Faça um bom planejamento de estoque: verifique seu estoque e garanta que os produtos oferecidos estarão disponíveis, com foco também no prazo acordado para a entrega;
  • Prepare seu atendimento: alinhe todos os seus processos, para que seu atendimento capaz de suprir todas as demandas.  

Analise o histórico da sua loja, avaliando os períodos que antecederam o segundo domingo de maio e geraram maior pico de vendas, além dos produtos que geralmente têm mais saída nessa data.  

Aproveite, ao máximo, o Dia das Mães! Faça todo o planejamento necessário para atender às necessidades dos seus clientes e, com tudo isso, poder vender muito mais!  

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