Comportamento de compra do consumidor: o que mudou?

16/5/2023
por
Casas Bahia Marketplace

Você já leu ou escutou, em algum lugar, que o comportamento de compra do consumidor mudou?  

Essa é uma afirmativa verdadeira, pois quando se trata do comportamento humano, nada permanece igual por muito tempo. Além disso, as pessoas são diferentes e, por isso, certos produtos e serviços podem ser mais importantes ou necessários para alguns consumidores, do que para outros.  

O que é o comportamento do consumidor?  

É um conjunto de práticas, hábitos e prioridades de consumo, que envolvem o processo de compra de uma pessoa ou de um grupo. É um estudo que avalia como as pessoas tomam decisões sobre o que compram, o que querem, o que precisam e como elas agem em torno de um produto, serviço, marca ou empresa.  

Por que é importante entender o comportamento do consumidor?  

Para poder traçar ações mais eficazes de prospecção e vendas, além de aprimorar as estratégias de comunicação e marketing.    

Antes de realizar suas compras, é um processo natural do consumidor, realizar pesquisas, buscar informações e pedir a opinião de outras pessoas, para poder conhecer melhor a marca, o produto e tomar a sua decisão de compra com segurança.  

Alinhadas a isso, as marcas também precisam reunir o máximo de informações sobre seus consumidores, para que possam oferecer a eles os produtos ideais e os canais certos de vendas.  

Existem aspectos que são determinantes e que influenciam as alterações de comportamento no processo de compra. Os principais são:  

  • Emocionais: características específicas de uma pessoa para tomada de decisão, influenciada pela idade, gênero, antecedentes, cultura e outras questões pessoais;
  • Sociais: geram impacto significativo no comportamento do consumidor, pois incluem família, amigos, trabalho e grupos dos quais participa. Além disso, eles também podem envolver classe social, renda, condições de vida e escolaridade;
  • Psicológicos: afetam diariamente os consumidores, pois envolvem a percepção de uma necessidade ou não, interferindo diretamente na decisão de compra. As marcas precisam levar em consideração, traços de personalidade e possíveis pensamentos, para conseguirem ativar o desejo e a necessidade dos seus consumidores.  

O consumo na era digital  

Nos últimos anos, um dos grandes marcos para as principais mudanças no comportamento do consumidor, sem dúvida nenhuma, foi a pandemia Covid-19, sendo ela uma das crises de saúde mais graves da história. Os hábitos de consumo mudaram rapidamente durante a pandemia. O cenário de disputa, entre grandes players do varejo, se acirrou ainda mais, quando consumidores fizeram, necessariamente, mais compras online.  

Em 2019, o comércio eletrônico representava apenas 5% do faturamento do varejo no país, segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), indicando que a maior parte dos consumidores brasileiros não tinha o hábito de fazer compras online. Em 2021, essa taxa mais que dobrou, indo para 11,6%. A pandemia ajudou a acelerar uma tendência que vinha acontecendo, pois já era esperado o crescimento do comércio eletrônico. O que ninguém imaginava, era que pudesse dobrar de tamanho em apenas dois anos.  

Alguns dados indicam que, em média, 30% das compras online, durante a pandemia, foram feitas por pessoas que nunca haviam antes realizado compras pela internet. Com as restrições impostas na quarentena, quando a maior parte do comércio fechou suas lojas físicas, os consumidores não tiveram outra alternativa, senão recorrer aos canais digitais. De uma necessidade “temporária”, nasceu um novo hábito: o consumo digital!  

Hoje, a maioria dos consumidores preferem realizar suas compras de forma online. Com a internet, o consumidor passou a ter rápido acesso à informação e as relações, entre clientes e marcas, se tornaram bem mais democráticas.  

É correto também afirmar que a concorrência aumentou muito, uma vez que o consumidor passou a ter acesso fácil a um universo de possibilidades. Com esse aumento, é necessário investir em estratégias mais assertivas para ganhar visibilidade e, consequentemente, vender mais. Alguns diferenciais podem fazer toda diferença:  

  • Fluxo de compra com mais praticidade;  
  • Preços competitivos;
  • Entrega realizada com qualidade;  
  • Soluções rápidas e que superem as expectativas do consumidor;
  • Bom relacionamento, transparência e proximidade.  

Unindo essas boas práticas, juntamente a uma estratégia alinhada ao seu modelo de negócio, as chances de sucesso na era digital são enormes!  

Estar atento às mudanças e tendências de consumo não só é interessante para avaliar novas oportunidades para o seu negócio. É extremamente importante também, para conquistar novos consumidores e manter-se competitivo no mercado.  

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