Como elaborar a descrição ideal dos seus produtos?

23/6/2023
por
Casas Bahia Marketplace

O anúncio de um produto requer atenção em vários aspectos, mas acredite: sua descrição é a parte mais importante da página do produto, pois nela constam as informações importantes e detalhadas, que vão auxiliar o consumidor na sua decisão de compra. A descrição também influencia, diretamente, no bom posicionamento do produto, nos resultados de busca do Google.  

Antes de entrarmos no detalhe da descrição ideal, vamos entender o que é descrição do produto.  

Descrição do produto é o conjunto de informações sobre os itens que estão à venda na sua loja online. Essas informações funcionam como um miniguia de cada produto. Na descrição, estão todas as informações relevantes sobre o produto, estão também as respostas para as principais dúvidas, e como o produto irá solucionar algum problema.  

Criar uma descrição ideal de produto não é muito simples! Você vai precisar dedicar tempo, pensar estrategicamente e ser bastante empático, pois para elaborá-la, terá que se colocar no lugar do consumidor, que compra na sua loja.  

Todo esse esforço vale a pena, pois uma loja online que descreve bem os seus produtos, tem muito mais chance de vender, se comparada a outra que não se preocupa em elaborar bem seus anúncios.  

O que a descrição ideal precisa conter?  

A descrição ideal precisa, de forma clara, responder as possíveis dúvidas do consumidor:  

  • O que é o produto;  
  • Quais as características técnicas;  
  • Quais os diferenciais;
  • Do que é feito;
  • Qual a origem;
  • Como é o uso;
  • Garantias e observações.  

Em outras palavras, a descrição ideal destaca, de forma objetiva, todos os dados relevantes do produto. É por isso que ela é tão importante!

Como elaborar a descrição ideal dos produtos?  

A seguir, confira algumas dicas de como elaborar a descrição dos seus produtos:  

Conheça bem o seu público-alvo: para escrever descrições capazes de alavancar as vendas do seu negócio, você precisa ter em mente quem vai lê-las. Nem todos os consumidores pensam da mesma forma e sua tarefa aqui é conseguir decifrar o público do seu nicho de mercado, para compreender o que eles querem, precisam e como se comunicam. O foco deste primeiro passo é conhecer melhor seus consumidores em potencial. Assim, você facilita a conexão entre eles e os seus produtos.  

Capriche no título: o título, muitas vezes, é o primeiro contato que o cliente tem com as características e benefícios do seu produto/serviço. Desenvolva títulos inteligentes, com uso de palavras-chave, de acordo com o seu público. O ideal é ser o mais objetivo possível, mantendo a descrição em uma linha. Por isso, utilize o espaço com sabedoria.  

Use palavras-chave: palavras-chave são técnicas de SEO e facilitam para o bom posicionamento nos mecanismos e sites de busca na internet. Em outras palavras, é uma estratégia que contribui para ter maiores possibilidades de aparecer primeiro, quando o cliente pesquisa, online, um produto com o seu. Diante disso, insira adequadamente as palavras-chave na descrição do produto e tenha mais chances de ranqueamento. Se necessário, conte com apoio profissional para auxiliar a utilizar bem essa técnica e evitar excessos que possam comprometer os resultados.  

Descreva os atributos e os benefícios do produto: os atributos e benefícios do produto devem ser inseridos na descrição, pois atuam como gatilhos para a compra. Sendo assim, seja criativo e fale sobre os pontos positivos na sua descrição, para ter um texto atrativo e capaz de influenciar a decisão de compra do consumidor.  

Coloque as informações técnicas: as informações técnicas do produto são indispensáveis e auxiliam a transmitir dados reais ao consumidor, para que ele saiba se o produto atende às suas necessidades. Além disso, informar as dimensões corretas do produto, contribui para evitar prejuízos com trocas e devoluções. Fatores que comprometem a satisfação. Outro fator importante na descrição é a composição do material do produto. Essa informação vai demonstrar requisitos como eficiência, qualidade e durabilidade. Esses aspectos são imprescindíveis para direcionar a decisão de compra.  

Utilize recursos visuais: os recursos visuais, fotos e vídeos são excelentes aliados para a descrição do produto e tornam a experiência do consumidor mais intuitiva. O formato que a descrição de produto é apresentada, também é um requisito importante. Considerando o design do site, defina a melhor forma para alocar a descrição, de maneira que não comprometa e facilite a leitura.  

Crie conexões por meio de palavras e do tom de voz: o tom de voz também é responsável pela qualidade da conexão com os seus consumidores. É muito importante adotar uma linguagem adequada à identidade da marca e às características do público-alvo. Promova conexão, definindo adjetivos que estimulem o leitor a imaginar o seu produto em casa, criando sensações. Além de tornar tudo mais agradável, é um gatilho interessante para influenciar as decisões e elevar as oportunidades de venda.  

Vale ressaltar que a descrição do produto é um fator que exige planejamento e estratégias certas, para contribuir com o crescimento dos seus resultados. Por esse motivo, evitar erros é fundamental!  

Então, diante de tudo o que vimos aqui, podemos concluir que a descrição do produto é algo que deve ser levado a sério, pois auxilia na construção de uma marca forte, competitiva e impacta diretamente na venda dos seus produtos.  

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