Como aplicar a comunicação integrada no seu negócio!

14/7/2023
por
Casas Bahia Marketplace

Se você está em busca de uma estratégia voltada para comunicação, que te auxilie no aumento das suas vendas e, consequentemente, do seu faturamento, a comunicação integrada pode ser a solução que você procura.  

Primeiramente, vamos entender o conceito desta estratégia:

Comunicação integrada é um conjunto de ações e estratégias de comunicação, perfeitamente alinhadas, capazes de agregar valor à marca e consolidar a imagem da empresa diante do seu público. Ao integrar seus canais de comunicação e conteúdos, a empresa consegue unificar sua mensagem e fortalecer a relação com os consumidores.

Não basta que uma empresa tenha o produto ideal ou serviço mais eficiente, se as informações sobre eles não chegam aos seus possíveis consumidores. Indo um pouco além, se o cliente não se identifica com sua marca e nem a diferencia dos seus concorrentes, é bem provável que o seu produto não saia da prateleira.

Para tornar o conceito mais comum ao que estamos acostumados a ver, tente lembrar como a maioria das empresas se utilizam de diferentes estratégias de marketing e comunicação hoje em dia. Redes sociais, propagandas na televisão, envio de e-mails, mensagens por aplicativos são alguns exemplos.  

Essas ações não são por acaso. Elas são estrategicamente planejadas e fazem parte do conceito de comunicação integrada.  

Para que a estratégia funcione e atinja seu objetivo, todos esses meios devem trabalhar em conjunto, de forma sincronizada e harmônica. Centrada no cliente, essa prática deve assegurar que o consumidor vivencie uma experiência orgânica e relevante, independentemente do canal que ele acesse.

Quais são os pilares da comunicação integrada?

A comunicação integrada se sustenta em três bases:

  1. Constância: se refere à necessidade de manter uma mensagem coesa e consistente ao longo do tempo. Isso significa que todas as formas de comunicação da empresa, sejam elas internas ou externas, devem transmitir a mesma mensagem e devem reforçar a imagem da empresa, de maneira recorrente.
  1. Integração: unificar todas as formas de comunicação da empresa, por meio de uma estratégia coesa. Também se refere à coordenação de todas as mensagens da empresa, para garantir que elas estejam alinhadas e que reforcem o tom de voz da empresa.
  1. Uniformidade: manter uma unidade de aparência visual em todas as formas de comunicação da empresa. Isso inclui a utilização de elementos gráficos, como logotipos e tipografia, em todos os materiais de comunicação da empresa.

Quais os principais benefícios desta estratégia de comunicação?

Consolidação da Marca  

Para o público, a consolidação da marca se dá por meio da construção e manutenção da sua personalidade única, nos canais de comunicação. Com isso, o público terá uma imagem mais clara e marcante sobre as particularidades da empresa.

Mais eficiência nas ações de comunicação  

O sucesso nas campanhas de marketing se torna perceptível, porque as ações contarão com amplos canais de divulgação, onde a empresa já marca presença e tem um público fiel.

Aumento nas vendas

Ao aumentar a presença da marca nas ferramentas mais utilizadas por consumidores, é possível ganhar mais popularidade, levando ao aumento de vendas. A comunicação promove relacionamentos e bons relacionamentos geram clientes fidelizados!

Integração entre as equipes

A comunicação integrada também faz bem ao público interno, uma vez que a cultura da marca e seus valores devem estar muito bem enraizados, para que haja sucesso.

Economia

Ao utilizar diferentes pontos de interação, como as redes sociais, chat online, e-mail, aplicativos de mensagens entre outros, o alcance e a conversão são grandes e o investimento é baixo, se comparados aos canais de contato mais caros, como a televisão.

Faça um bom planejamento, conheça seu público, explores diferentes canais de comunicação e integre-os. Aplicando corretamente os conceitos desta estratégia, você colherá excelentes resultados, muito antes do que imagina.

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