Comissão em marketplaces: entenda como funciona e planeje sua margem de lucro

1/8/2023
por
Casas Bahia Marketplace

Iniciar um novo negócio requer investimento. Ao vender seus produtos em um e-commerce, você será responsável por toda a infraestrutura da sua loja, acarretando um investimento elevado e logo no início da operação. No marketplace, a empresa responsável por aquele canal de venda, se ocupa de toda essa infraestrutura e a economia é uma das suas principais vantagens. No entanto, é muito importante estar ciente das taxas e comissões que são cobradas.

Nos últimos tempos, os marketplaces passaram por um período de grande crescimento. Diante disso, cada vez mais lojistas procuram esse modelo de negócio, para aproveitar o tráfego de potenciais clientes, bem como os demais benefícios de suas plataformas. Alguns, já têm eles como principal canal de venda e rentabilização do negócio.  

Como funciona a cobrança de comissão nos marketplaces?

O percentual cobrado varia de acordo com cada marketplace, categoria de produto, volume/potencial de vendas. O valor médio dessa taxa gira em torno de 20%, considerando os principais marketplaces do país.

As comissões custeiam grande parte da operação, principalmente relacionadas à publicidade, segurança de dados e informações, e programação das plataformas. Elas são responsáveis pela manutenção do canal de vendas e melhorias na experiência dos usuários e vendedores.  

Mesmo pagando taxa de comissão, é vantajoso vender em marketplace?

Você percebe o quanto esse modelo de negócio é vantajoso, quando faz as contas de todos os custos existentes para manter uma loja virtual em pleno funcionamento, que chegam a consumir mais de 35% do seu capital inicial e acabam entrando como custo fixo e recorrente:

  • Contratação da plataforma que irá hospedar o seu site/ e-commerce;
  • Desenvolvedores para criarem as páginas do site;
  • Toda a parte de criação de marca;
  • Publicidade para gerar tráfego para a loja;
  • Estrutura de atendimento ao consumidor (SAC);
  • Espaço para armazenagem e despacho das vendas;
  • Contrato com empresas de transporte;
  • Gateway de pagamento para o site.

Anunciando seus produtos em marketplaces, você está expondo sua loja em sites de marcas reconhecidas no mercado. Essas plataformas já absorvem todos os custos operacionais para a venda acontecer. Isso torna seu negócio muito mais abrangente, além de mais rentável.

De todo modo, para que você obtenha o lucro necessário, é preciso realizar um bom planejamento, avaliando os custos do seu produto, da comissão e possíveis custos de frete.  

Campanha de redução de comissão no Via Marketplace

De 13/02/2023 a 31/12/2023, a comissão cobrada, para os lojistas parceiros do Via Marketplace, passa a ser de 17%.  

A redução de comissão é exclusiva para lojistas que têm a Tabela Padrão de Comissionamento e não possuam um Gestor de Contas da área Comercial da Via.

Casas Bahia Marketplace

O Grupo Casas Bahia conta com as maiores marcas do varejo brasileiro e pode ajudar você a vender mais e melhor! Basta um único cadastro pra vender na Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br.