2024: datas comemorativas e sazonalidades

15/12/2023
por
Casas Bahia Marketplace

Quer saber como vender mais em 2024?  

O calendário comercial destaca as principais datas comemorativas e sazonalidades do ano. Com ele, os empreendedores podem ficar atentos na hora de planejar as estratégias de venda que acontecerão ao longo do ano.

Ter essas datas no radar, é fundamental para definir as campanhas de marketing e os picos de venda do seu negócio. Elas te ajudarão a conquistar, cada vez mais, clientes e aumentar as vendas em sua loja online. 

Qual é a diferença entre datas comemorativa e datas sazonais?     

Datas comemorativas:

Essas datas podem ser relacionadas a diferentes situações. Às vezes, são datas religiosas, celebração de momentos históricos ou até mesmo uma data escolhida para uma profissão, entre outros motivos. As datas comemorativas podem se tornar sazonais, apenas se trouxerem uma relevância maior para o mercado.

Datas sazonais:

As datas sazonais são aqueles períodos considerados temporários, típicos de uma determinada época ou estação. As sazonalidades são datas que ganham relevância nas vendas e na mídia, justamente por ter ligação direta como cliente ao oferecê-lo descontos exclusivos. Além das datas que já conhecemos, como o “Dia das Mães” e “Dia dos Pais”, outras datas sazonais que vêm tomando espaço no calendário dos empreendedores, são: Dia do Consumidor, Dia do Solteiro, Black Friday e Cyber Monday.  

‍Quer saber por que é tão importante incluir essas datas no seu planejamento?

O mercado sempre utilizou esses períodos para impulsionar os lucros, já que grande parte das datas comemorativas no e-commerce, está ligada ao consumo. Então, incluí-las no planejamento da loja e se preparar para elas, segue sendo uma das estratégias de marketing mais utilizadas para alavancar as vendas.

O fato de muitas dessas datas estarem relacionadas ao ato de presentear, gera um aumento da procura de determinados produtos. Então, quem vende no e-commerce precisa aproveitar a oportunidade e fazer um bom planejamento, pois isso faz toda a diferença na hora de receber mais clientes. As ações para cada data comemorativa devem ser pensadas com antecedência, sempre com condições de preços e ofertas especiais.  

Fique atento às principais datas para o e-commerce:

  • 21 de fevereiro: Carnaval;
  • 8 de março: Dia da Mulher;
  • 5 de março: Dia do Consumidor;
  • 9 de abril: Páscoa;
  • 14 de maio: Dia das Mães;
  • 12 de junho: Dia dos Namorados;
  • 13 de agosto: Dia dos Pais;
  • 15 de setembro: Dia do Cliente;
  • 12 de outubro: Dia das Crianças;
  • 24 de novembro: Black Friday;
  • 27 de novembro: Cyber Monday;
  • 25 de dezembro: Natal.  

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